O mundo das Fanfictions

4:20 PM

 Alguma vez em sua vida, se você for um leitor como nós, assíduo ou não, muito mais nos dias atuais, poderá ter visto ou ouvido falar sobre as fanfictions, ou mais popularmente, fanfics.
Mas e aí, você sabe o que é? Já parou para fazer uma pesquisa sobre? Senão, deixe-nos lhe apresentar um pouquinho deste mundo.



FONTE: Beatriz Miranda


O que são fanfics?

“Fanfic” vem de “fanfiction”, que significa “ficção feita por fãs”. Uma fanfic não tem interesse algum em lucro, até porque nem se poderia, já que estas ficções são feitas a partir de determinadas histórias originais (imagine uma fanfic de Harry Potter) e isto feriria a lei em relação aos direitos autorais.
Porém, já houve muitos casos de ficwriters - termo dado a quem escreve fanfics – que fizeram tanto sucesso com suas fanfics, que acabaram por ter a oportunidade de lançar algo original. Bons exemplos famosos seriam: Cassandra Clare (autora de Os Instrumentos Mortais), E. L. James (autora de Cinquenta Tons de Cinza) e etc. Ser um ficwriter muitas vezes é uma passagem para ser um escritor pleno, escrevendo então suas próprias obras.
No fim, não é algo lá complicado. Sabe quando você lê ou assiste algo, não gosta das ocorrências ao decorrer de tudo e imagina algo diferente daquilo? Este é um dos motivos mais comuns que faz as pessoas escreverem fanfics. Mas saiba que pode ir muito além disso.
Uma história de romance pode virar uma fanfic aterrorizante com horror. Um personagem da história original que antes era o inimigo, pode ser o mocinho na fanfic. Vai de acordo com o que o autor desejar, das formas mais variáveis possíveis. E lembre-se que uma fanfic pode partir tanto de livros, como de filmes, séries, desenhos, animes, programas de TV, bandas, cantores, artistas, etc. Não há limite. Nunca há!
No mundo das fanfics também há milhares de termos e siglas com significados múltiplos, podendo se referir ao gênero da história até tipos de personagens ou relações (muitos destes termos também são famosos para se referir à determinados animes e mangás). Aqui alguns exemplos simples: Oneshot (fic de capítulo único), Shortfic (fic com poucos capítulos não muito extensos), Longfic (fic de longa duração com muitos capítulos), Darkfic (fic com muitas cenas tristes, depressivas e etc), Self Inserction (fic onde o autor da mesma insere-se na história), etc.
Alguns escritores preferem escrever suas fics apenas para si mesmos, mas há muitos que preferem expor seu trabalho na internet. Há diversos sites especializados para postagem de fanfics, e se você tiver interesse, recomendarei abaixo dando uma pequena opinada:

Nyah! Fanfiction ( HYPERLINK "https://fanfiction.com.br/" https://fanfiction.com.br/) – A Nyah! tem uma visibilidade bem madura quanto ao conteúdo. Muitos autores são organizados e criam histórias em nível até profissional. O que o site peca é nos filtros disponíveis para pesquisar os conteúdos... Ou na verdade, na falta deles. Para quem gosta de postar, a Nyah! é bem querida, dando ótimas opções.

Spirit Fanfics ( HYPERLINK "https://spiritfanfics.com/" https://spiritfanfics.com/) – A Spirit tem uma visibilidade bem juvenil quanto ao conteúdo. Seu público contém bastante autores novos, portanto as histórias - mesmo que não com classificações sempre livres – nem sempre serão tão formidáveis. Entretanto, os filtros de pesquisa deles é maravilhoso, te dando muito mais possibilidade de encontrar boas coisas com temas específicos. Para quem gosta de postar, Spirit tem sua caixa de formatação um pouco problemática, mas quanto ao resto, tem o mesmo sistema que o da Nyah!.

Wattpad ( HYPERLINK "https://www.wattpad.com" https://www.wattpad.com) – O Wattpad se exalta na visibilidade por fornecer livros oficiais para leitura, indo além do amadorismo. Também é possível seguir os seus gêneros favoritos e ficar por dentro das novidades dos mesmos; porém, o filtro de pesquisa deixa a desejar, sendo até mais raso que o da Nyah!. Para quem gosta de postar, o sistema do Wattpad é muito melhor que o da Nyah! e Spirit juntos, fornecendo a possibilidade de administrar seu conteúdo por celular ou outro meio mobile com facilidade.


Infelizmente, muitas pessoas acabam achando que escritores de fanfics são infantis. Convenhamos, há fanfics com coisas inacreditáveis que nunca poderíamos sequer imaginar que alguém estaria escrevendo aquilo. Mas a ideia é exatamente é essa. Escrever é isso. É proporcionar a quem lê coisas inacreditáveis, ou até algo clichê. A única regra é deixar a imaginação fluir!

Obrigada pela atenção,
Beatriz Miranda.




Esta lindeza, que podemos chamar de post, foi desenvolvido por Beatriz Miranda, 17 anos, estudante, e faz parte do nosso quadro de Colaboradores do blog.

0 comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Facebook

Pinterest