Eu apoio a ditadura!

10:20 AM

"A ditadura foi como uma mãe para mim, sou o que sou graças a formação que ela me deu"


OPA OPA CALMA AI, a ditadura militar no Brasil aconteceu de 1964 a 1985 e o governo dos militares rendeu mais 600 mortos, foi um período sofrido da nossa história, mas se você ainda não conseguiu entender o que tudo isso significa eu trouxe uma listinha de filmes que pode te ajudar a entender melhor o assunto!


MANHÃ CINZENTA (1968)

 



 Um golpe de estado num país imaginário da América Latina. O poder. A repressão. O filme que levou seu realizador aos porões da ditadura.
 Um casal de estudantes segue para uma passeata onde o rapaz, um militante, lidera um comício. Eles são presos durante a manifestação, torturados na prisão e sofrem um inquérito absurdo dirigido por um robô e um cérebro eletrônico. Os negativos e cópias do filme foram confiscados em 1969, mas uma das cópias foi salva e permaneceu escondida por 25 anos na Cinemateca do MAM no Rio de Janeiro.












O DIA QUE DUROU 21 ANOS (2012)






 O documentário narra os interiores – desconhecidos pela maior parte da sociedade brasileira – da participação dos Estados Unidos na preparação e execução do golpe militar em 1964, através de documentos sigilosos que ficaram secretos durante anos. Mostra que os Estados Unidos estava decidido a invadir o Brasil para que o golpe tivesse sucesso.





















TATUAGEM (2013)

 

 Recife, 1978. Clécio Wanderley (Irandhir Santos) é o líder da trupe teatral Chão de Estrelas, que realiza shows repletos de deboche e com cenas de nudez. A principal estrela da equipe é Paulete (Rodrigo Garcia), com quem Clécio mantém um relacionamento. Um dia, Paulete recebe a visita de seu cunhado, o jovem Fininha (Jesuíta Barbosa), que é militar. Encantado com o universo criado pelo Chão de Estrelas, ele logo é seduzido por Clécio. Não demora muito para que eles engatem um tórrido relacionamento, que o coloca em uma situação dúbia: ao mesmo tempo em que convive cada vez mais com os integrantes da trupe, ele precisa lidar com a repressão existente no meio militar em plena ditadura.















HOJE (2011)

 

 

 

 

 

 

 Ex-militante política recebe indenização do governo brasileiro pelo desaparecimento do marido durante a ditadura militar brasileira, e pode comprar o tão sonhado apartamento. No momento da mudança para o novo lar, porém, seu marido volta. Este encontro a obriga a rever toda sua trajetória.




















PRA FRENTE, BRASIL (1982)

 

 

 

 

 

 Em 1970 o Brasil inteiro torce e vibra com a seleção de futebol no México, enquanto prisioneiros políticos são torturados nos porões da ditadura militar e inocentes são vítimas desta violência. Todos estes acontecimentos são vistos pela ótica de uma família quando um dos seus integrantes, um pacato trabalhador da classe média, é confundido com um ativista político e "desaparece".


















O ANO EM QUE MEUS PAIS SAÍRAM DE FÉRIAS (2006)

 

 

 

 1970. Mauro (Michel Joelsas) é um garoto mineiro de 12 anos, que adora futebol e jogo de botão. Um dia, sua vida muda completamente, já que seus pais saem de férias de forma inesperada e sem motivo aparente para ele. Na verdade, os pais de Mauro foram obrigados a fugir da perseguição política, tendo que deixá-lo com o avô paterno (Paulo Autran). Porém o avô enfrenta problemas, o que faz com que Mauro tenha que ficar com Shlomo (Germano Haiut), um velho judeu solitário que é vizinho do avô de Mauro. 

0 comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Facebook

Pinterest