Ei nós existimos!
11:30 AM
Em um dos meus poucos passeios pra SP me deparei com uma entradinha em cima do Viaduto Pedroso que me levou a conhecer um lugar diferente dos que eu já tinha visto, voltado inteiramente para os moradores de rua com parceria do Centro de Inclusão Social (CIS).
Lá conversei com o Jocelino, que me deu todas as informações sobre essa iniciativa incrível. Todo o projeto é para o beneficio dos moradores de rua, que encontram ali lugar para aprender e trabalhar para um dia melhorar de vida. "Todos os lucros são divididos igualmente entre quem participa" explicou-me; existem voluntários e parceiros que apoiam a iniciativa e fazem encomendas e doações de materiais para que os envolvidos possam trabalhar tanto na produção de ladrilhos quanto com a reciclagem.
No espaço encontramos exposições e grafites além de uma equipe que ama o que faz. Com cursos de capacitação, reuniões e palestras voltadas para esse universo dos moradores de rua que muitas vezes são invisíveis aos olhos das pessoas. A boa noticia é que tudo ali é aberto para você também, se você tem um trabalho, tem uma exposição, quer fazer uma festa com seu grupo de musica é só entrar em contato com os organizadores.
Reciclagem VVV luz divina - CIS
E nesse mesmo espaço Pedro Luiz da Silva, topografo, ambientalista, triator de reciclagem e estudante de biologia, exerce seu trabalho ajudando as pessoas a entender que o lixo é muito mais do que parece "Estamos montando uma reciclagem de economia solidaria para pessoas em vulnerabilidade social" - argumentou. Recebida com muito carinho, ele me explicou o seu lindo trabalho que vem desde 2010 com a reciclagem: Reciclagem VVV Luz Divina. Ao lado de sua esposa Adriana Rosa também triatora de reciclagem e ambientalista, ele encontra no lixo artefatos incríveis que me mostrou com todo o orgulho. Ele também trabalha com o manuseio do bagaço de cana de açúcar, construindo abajures e o que mais a imaginação mandar. Eu particularmente não fazia a minima ideia de que aquele bagaço da cana poderia virar arte, mas ele me explicou e mostrou seu trabalho pra gente. Ele vem a 7 anos trabalhando ao lado da esposa mostrando que existe outra alternativa de vida para pessoas que muitas vezes são esquecidas pela sociedade.
Nessa semana abriram vagas para o curso de manuseio do bagaço de cana, tudo gratuito e regido pelo mestre Pedro Luiz. E o trabalho não para por aqui não, as obras e coisas feitas pelos moradores são também expostas e vendidas num espaço ali no Mercado Municipal, perto da área de eventos.
Você pode entrar em contato por e-mail ou fazer uma visitinha pessoalmente mesmo, prometo que não vai se arrepender.
Endereço: Viaduto Pedroso 111.
Horário de funcionamento: das 8 da manhã as 17 horas da tarde, de Segunda a Sexta.
E-mail: pedroluizdasilva@hotmail.com
Obrigada pela atenção, até
a próxima pessoas! 🔄
0 comentários